terça-feira, 24 de junho de 2008

AniMais em Extinção

Desde que a terra existe, numerosas espécies de animais foram destruídas e desapareceram do nosso Planeta. As espécies extinguem-se quando se afecta o equilíbrio do seu meio ambiente e esta situação pode acontecer devido a causas naturais, mas actualmente deve-se sobretudo, aos resultados da intervenção do homem. Sem dúvida alguma, um dos grandes responsáveis pela destruição de muitas espécies de animais é o Homem. Os animais extintos nunca mais serão substituídos e o equilíbrio na Terra é alterado por isso, é importantíssimo salvar e proteger todos os animais que existem.
Neste momento, algures no mundo, desaparece para sempre um tipo de animal. Os seres humanos estão a destruir muitos “habitat”, sítios onde os animais vivem, para tirar minerais, para fazer estradas, para ganhar dinheiro, para fazer mais prados, para construir casas e terrenos de lazer, para muitas outras razões.
O habitat é um lugar muito importante para os animais, pois é onde eles vivem, onde criam, onde se reproduzem, e se o homem destruir esse habitat, os animais acabam por morrer.
Por isso, existem algumas pequenas coisas, que nós podemos fazer para salvar alguns animais.
Simples gestos como criar zonas protegidas, pois estas são zonas onde os homens não podem incomodar os animais, também podemos proteger os animais nos jardins zoológicos, não caçar os animais na altura em que eles estão a fazer e a tratar das suas crias e não comprar nada que seja feito de animais, é imprescindível assegurar a preservação de extensas áreas de habitat favorável, nomeadamente as zonas de abrigo e reprodução, através do estabelecimento de áreas protegidas.
Os animais precisam de espaço natural para crescer, alimentar-se, reproduzir-se e se proteger, portanto nós devemos defender os animais e criar e preservar grandes áreas naturais, como parques e reservas, ajudar nesses projectos é o que todos nós devíamos fazer.
É preciso respeitar os locais que partilhamos com estes “bichinhos”.
Portanto, todos nós podemos participar com entidades competentes em projectos de preservação de destas espécies.

Edna Ventura

1 comentário:

INOVBLOG disse...

Então a imagem...?
É para ser diferente né?
Para fugir à regra...lol
Beijinhos

Lu