quinta-feira, 10 de julho de 2008

Leopardo das Neves



Nome tradicional:
Leopardo-das-neves.

Nome científico:
Uncia uncia.

Distribuição geográfica:
Ásia central, Tibet, algumas partes da China, Rússia e partes do Tian Shan.


Habitat
Leopardo-das-neves (Uncia uncia) é um felino que habita as grandes altitudes da Ásia central, principalmente o Tibete, o Nepal, a Índia, o Paquistão, o Himalaia e o monte Everest e pode atingir mais de 21 anos de idade.
É encontrado geralmente em elevações entre 3000 e 4500 m, às vezes acima de 5500 m no Himalaia. E apresenta adaptações para a vida em altas altitudes incluindo uma cavidade nasal larga, membros curtos. Exibe uma maravilhosa camuflagem para o ambiente da montanha de rochas nuas e neve, sendo a cor de sua pele branco acinzentado com uma leve tonalidade amarelada salpicada com rosetas e pontos cinza escuro, sendo uma das mais belas entre todos os felinos, é macia e espessa, de pêlos longos e sedosos, com uma penugem na base. Essa pelagem é útil para se esconder ou se camuflar na neve e caçar as suas presas.

Hábitos alimentares
Alimenta-se de aves, roedores e pequenos mamíferos que abate com agilidade. Entre os animais mais comuns em seu cardápio encontram-se a marmota, o carneiro-selvagem e a lebre.

Tamanho
Mede por volta de 60 cm de altura, 1,30 m de comprimento, mais a comprida cauda de até 1 m de comprimento.

Peso
Os machos são mais pesados que a fêmea, tendo o seu peso variando de 45 a 55 kg, enquanto as fêmeas possuem de 35 a 40 kg.

Período de gestação
De 98 a 104 dias.

Número de filhotes
De 2 a 3

Características da reprodução
O leopardo-das-neves atinge a maturidade sexual entre o segundo e terceiro ano de vida e reproduz até o décimo quinto. Em Novembro, durante a época do acasalamento é a única época em que o leopardo-das-neves tem companhia. Os filhotes nascem entre Fevereiro e Março, época mais fria do ano na região do Himalaia. No fundo de uma caverna eles são alimentados e protegidos pela mãe durante os primeiros e mais difíceis meses de vida. É comum a mortalidade de filhotes nesse período devido ao frio rigoroso. Com a chegada da primavera, eles já começam a acompanhar a mãe nas caçadas e logo aprendem como abater animais. Na Primavera seguinte eles já serão independentes.

Actualmente o leopardo das neves encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção porque os seus ossos, pele e alguns de seus órgãos são utilizadas pela medicina asiática para a produção de remédios.

As manchas são de cores delicadas. Imagine quantos animais devem ser sacrificados para cada casaco de pele! Costuma-se pensar que quatro seriam suficientes, mas não é assim. Para se obter quatro couros sem cicatrizes e cujas manchas combinem em forma e em cor, dezenas de animais devem ser mortos. A moda é inimiga do leopardo.

A existência da espécie está ameaçada e a sua caça foi restrita, embora ainda continue. No Estado Unidos a importação de casacos feitos com peles dos grandes felinos é ilegal. O leopardo das neves leva uma vantagem sobre os outros felinos porque o seu habitat é de difícil acesso.

Sem comentários: